Batatais / SP

09/09/2019

Formação de frutos e sementes

Como será que de uma planta nasce outra? Qual o papel das flores na vida das plantas? Como se formam os frutos e as sementes? Qual a diferença do termo fruta e fruto?

Essas perguntas orientaram e estimularam a curiosidade dos alunos do 4º ano EF em relação a como esses processos ocorrem na natureza. A fim de sistematizar o que aprenderam sobre as etapas de formação de frutos e sementes durante a reprodução das plantas e relacionar com os temas dos módulos anteriores sobre como planejar uma horta, as condições necessárias para o desenvolvimento das plantas, tipos de solos e formação de adubo, foi desenvolvida um conjunto de atividades ligadas entre si  que culminaram no preparo/plantio de uma horta, observação de frutos e sementes, produção de adubo e, por último, desfrutaram de uma deliciosa salada de frutas.

A segunda parte do projeto foi a investigação científica. O objetivo foi despertar nos alunos a curiosidade, descobrir e compreender porque as frutas escurecem e ação de substâncias ácidas em determinadas frutas. Os alunos foram estimulados a elaborar uma possível explicação para essa prática e, após os procedimentos, concluíram que ao cortarmos algumas frutas (como a maçã) elas são expostas a substâncias que, em contato com o gás oxigênio, formam outros elementos, resultando em uma coloração escura. Esse é o motivo pelo qual a metade da maçã que não recebeu gotas de limão ficou escurecida. A acidez do limão, evita a formação das substâncias responsáveis pelo escurecimento, mantendo assim a coloração original.