Batatais / SP

13/09/2017

Claretiano - Colégio São José sediou Olimpíada de Robótica neste dia 8

Para a realização da OCR os colégios foram representados por equipes compostas por quatro alunos e um professor. Envolvendo estudantes dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, a OCR contou com as participações de estudantes dos colégios de Batatais, Belo Horizonte, Rio Claro, São Paulo e Taguatinga.

Martha Mansur Maluf Tomazella, coordenadora do Claretiano – Colégio São José, explicou que a Olimpíada visa estimular talentos na área da robótica educacional. “A criatividade, o espírito de colaboração e o domínio da tecnologia são características fundamentais para o bom desempenho das equipes nesta competição”, explica.

Cenário

Para a realização da OCR foi construído um cenário hipotético: uma das regiões mais carentes do planeta foi atingida por um acidente natural de dimensões épicas. A infraestrutura básica de transporte, comunicação e de energia da região foi muito atingida. Aí entraram em cena os robôs confeccionados pelos participantes. Autônomos e funcionando sem qualquer interferência humana, ou seja, o uso de controle remoto para controlar manualmente os robôs não é permitido.

Martha explicou que os robôs foram concebidos, construídos, programados e ajustados apenas pelos alunos. “Os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs, usando os kits do PETE e peças avulsas em geral”, contou a diretora ressaltando que o trabalho dos professores foi fundamental para a confecção dos robôs, pois todos incentivaram seus alunos no aprimoramento de cada equipamento.

A OCR foi composta por três modalidades:

1 - ‘Operação Limpeza’:  nesta modalidade, cada robô deve remover de uma arena, uma série de objetos.

2 - Entrega de Suprimentos: o robô deve percorrer um caminho tortuoso transportando uma importante carga. Ao chegar ao destino, o robô deve descarregar automaticamente e retornar ao ponto de origem.

3 - Resgate: nesta modalidade, cada robô deve seguir uma faixa através da arena e localizar uma vítima a ser regatada.

.Premiações

Para cada uma das três modalidades da Olimpíada Claretiana de Robótica, recebeam medalhas os alunos das equipes que terminarem nas três primeiras colocações das modalidades em disputa.

Sendo que os primeiros colocados de cada modalidade receberam medalhas de ouro, os segundos colocados receberam medalhas de prata osterceiros, medalhas de bronze.