Belo Horizonte / MG

NORMAS E PROCEDIMENTOS DIÁRIOS

"Não há grupo que funcione sem regras."

Sendo assim, determinamos algumas orientações que se tornam necessárias para o bom funcionamento do Colégio e para a formação dos alunos.

- Educação Infantil: a partir de um ano

- Ensino Fundamental

- Ensino Médio: com preparação para o vestibular

Frequência

É muito importante a sua presença às aulas. A frequência regular proporciona a sequência do conteúdo, explicações básicas, verificações de aprendizagem, etc. Em todas as atividades escolares é computada a frequência e as justificativas não abonam as faltas. Se for necessário faltar alguma vez, verifique logo com algum colega qual foi a matéria estudada e os deveres marcados.

- Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 6º ano) de 13h às 17h30min
- Ensino Fundamental: 7º e 8º ano de 7h30min às 12h
- Ensino Médio 1ª e 2ª série de 7h30min às 12h e/ou 12h50min
- 3ª série de 7h30min às 12h50min (segunda-feira à 13h30min às 15h10min)

Obs.: O aluno deverá estar no Colégio com 10 minutos de antecedência. Para que haja pontualidade no início da aula, o portão será fechado às 7h30min e às 13h. Aquele que se atrasar deverá entrar pela secretaria. Podendo assistir as aulas após o 1º horário. O aluno que se atrasar por mais de três vezes retornará para casa.

Utilização do espaço físico

Todo aluno deve zelar pela conservação do prédio e de todo material coletivo do C.D.C. É mais prazeroso trabalhar em ambiente limpo e organizado. Carteiras limpas, papel nas lixeiras, pátio, salas, corredores e banheiros em ordem. As latas de lixo estão por toda parte para dar a maior força.

- Não é permitido mascar chicletes no C.D.C.

Excursões / Trabalhos de campo

As excursões / trabalhos de campo são promovidas ligadas ao interesse escolar, em épocas próprias, lugares seguros e cercadas de todo cuidado necessário. O aluno só poderá participar mediante autorização, por escrito, do responsável.

Organização das turmas

As turmas são organizadas seguindo-se critérios pedagógicos. Esperamos a compreensão dos pais, evitando interferências nas trocas de turmas.

Desistência de Matrícula

Os pais deverão comunicar de imediato e por escrito a desistência do filho; caso contrário, continuará obrigado ao pagamento das parcelas conforme a legislação em vigor.

Reclamações e Sugestões

Devem ser encaminhadas aos responsáveis pelos setores. São os contatos pessoais a melhor maneira de reavaliarmos nossas atividades e tomarmos as providências necessárias.

Exame de Seleção (Infantil e 1º a 6º ano)

Os candidatos a uma vaga no Colégio deverão assistir um dia de aula, participando de todas as atividades da série. Após as observações feitas, os pais serão convocados pela Coordenação Pedagógica que passará o resultado.

Circulares

No decorrer do ano letivo, comunicamo-nos com os pais através de circulares entregues através dos alunos. Solicitamos aos pais tomarem conhecimento das mesmas e devolverem o comprovante correspondente com o seu ciente.

Alunos com problema de saúde / Remédios

Caso o aluno não esteja bem disposto ou com febre, não deverá comparecer ao Colégio. Quando se tratar de uma doença que requer maiores cuidados, é necessário providenciar o atestado médico e enviá-lo à Coordenação Pedagógica.

Obs.: Quando se fizer necessário o uso de algum medicamento no horário de aula, favor mandar o medicamento, a dosagem e hora de uso, registrados na agenda.

Contatos Família e Colégio

No C.D.C., consideramos imprescindível o contato pessoal e constante entre Família e Escola.

- Os pais serão chamados, periodicamente, para uma reunião, na qual faremos a avaliação do andamento das atividades escolares e do aproveitamento dos alunos.

- Quando o aluno apresentar dificuldades para seguir o ritmo da turma e/ou dificuldades específicas de sua individualidade, os pais serão convocados em horários especiais.

- Entrevistas solicitadas pelos pais. Marque seu encontro com antecedência, por telefone ou por intermédio da agenda de seu filho.

Recuperação final

A recuperação final acontecerá ao final da 3ª etapa (última). Poderá recuperar-se o aluno que obtiver o mínimo de 30 (trinta) pontos em até 3 (três) conteúdos curriculares. O resultado final será apurado pela média entre os pontos alcançados durante o ano e a nota da avaliação da recuperação final. O aluno será aprovado se conseguir um aproveitamento mínimo de 60 pontos em cada conteúdo.

Recuperação de etapa

Os períodos de recuperação serão realizados no final das 1ª e 2ª etapas, sob a modalidade de estudos autônomos, para os alunos que não obtiverem o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em qualquer conteúdo curricular. A nota da recuperação será comparada com a nota final da etapa e prevalecerá a maior delas. O resultado nunca poderá ultrapassar a média (60% da etapa).

Avaliação da Aprendizagem

O CDC se propõe a um trabalho sócio interacionista, priorizando o desenvolvimento dos valores humanos e o exercício do pensar.

A avaliação da aprendizagem é parte essencial do processo de construção do conhecimento: é um diagnóstico que permite o Colégio acompanhar, de forma eficiente, o crescimento do aluno, a cada etapa, mediante:

- observações feitas pelos professores.

- resultados de exercícios, testes, verificações, arguições orais e demais trabalhos e projetos realizados pelos alunos.