Belo Horizonte / MG

NOSSA HISTÓRIA

MISSIONÁRIOS CLARETIANOS

A Congregação dos Missionários Claretianos foi fundada em 16 de julho de 1849, em Vic, região da Catalunha, Espanha, por Santo Antônio Maria Claret e mais cinco amigos sacerdotes, com o objetivo de anunciar por todos os meios possíveis, através do serviço missionário da palavra, o evangelho de Jesus Cristo para  todo o mundo.

Hoje, a Congregação está presente no mundo inteiro, conduzindo atividades apostólicas nas paróquias; nos meios de comunicação social; nas obras sociais e de promoção humana, por meio da educação em Colégios e em Faculdades, e na formação de leigos, agentes de pastoral e de voluntários.

No Brasil, os Claretianos chegaram em 1895 e, há oito décadas, dedicam-se ao ensino de qualidade em Colégios, Faculdades e na Educação a Distância, presente em todo o território nacional. Para fortalecer ainda mais este trabalho, os Claretianos agora unem todas as suas unidades educativas, criando uma nova marca: o Claretiano - Rede de Educação.

COLÉGIO CLARETIANO BH

Há 50 anos passados, no coração da Capital das Alterosas, requereu o Pe. Teófilo Gomes Sáez, ao Pe. Provincial e seu Governo, a autorização para se instalar um Colégio para alunos externos, na Rua Aimorés, 1583. Sendo instalado e gerando renda, o Colégio poderia ajudar o Seminário de Pouso Alegre e o pré-seminário de Belo Horizonte, em consonância com as disposições do Governo Geral.

Assim se deu os primeiros passos para o nascimento do Colégio Dom Cabral, formalizado em 15 de março de 1965, na sala de visitas da casa Paroquial. Foi então autorizado que o Colégio funcionasse no prédio de pré-seminário, que foi convertido em “Sociedade Educacional”, tendo seus internos transferidos para outro local.

Atualmente, com o nome de Claretiano – Colégio, a instituição de ensino faz parte de uma Rede de Educação presente no Brasil e no mundo, em mais de 60 países: o Claretiano – Rede de Educação, que possui mais de 75 polos de Ensino Superior por todo o país.

A Educação Claretiana visa à formação integral, harmônica e permanente

da pessoa em todas as suas dimensões: afetiva, espiritual, cognitiva, física, psíquica e social. Ela humaniza, personaliza e socializa a pessoa, preparando-a para atuar, de forma crítica e responsável, no contexto em que está inserida. Por isso, no Claretiano – Colégio, em Belo Horizonte, as crianças e jovens são preparadas para um futuro próspero, com habilidades, potencialidades e competências para enfrentar desafios.

NOSSO PATRONO

A Congregação dos Missionários Claretianos tem como fundador Santo Antônio Maria Claret, que nasceu no dia 23.12.1807, em Sallent, Catalunha, Espanha.

Exerceu várias atividades: missionário apostólico e pregador itinerante em várias regiões, pároco, diretor de escola e promotor da educação, escritor da boa imprensa (falada e escrita), diretor espiritual, fundador de congregação e movimentos, arcebispo de Santiago de Cuba (de 1850 a 1857), confessor real, etc.

Claret foi um homem que trabalhou em várias frentes, sempre sensível ao mais urgente, oportuno e eficaz. Pensava sempre como preparar as pessoas para a missão e como articular iniciativas de formação. Escreveu várias obras, criou escolas técnicas e agrárias em Cuba, escreveu 15 livros, 81 opúsculos e traduziu outras 27 obras. Foi Presidente do Mosteiro El Escorial (de 1859 a 1868), importante escola espanhola, onde criou uma verdadeira ‘universidade eclesiástica’; incentivou a Congregação de Missionários para que trabalhasse com este importante e eficaz meio de evangelização.

Santo Antônio Maria Claret, no seu ideal evangelizador e nas suas andanças missionárias pela Espanha, Ilhas Canárias e outras regiões,percebeu que poderia tornar seu apostolado mais produtivo se conseguisse articular homens desejosos de proclamar a mensagem de Jesus Cristo, unidos em torno de uma congregação.