Belo Horizonte / MG

16/11/2017

VISITA TÉCNICA A OURO PRETO

“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando. ”                                                                                                                Guimarães Rosa

A visita técnica inserida no processo educacional é de grande importância e reforça o desenvolvimento cultural dos estudantes que a praticam. É uma forma de rever, aprender e apreender conceitos e conhecimentos teórico-metodológicos, com liberdade e objetividade. Além disto, auxilia o discente no processo de expressar seu diálogo com maior embasamento.

O trabalho de campo

“(...) possibilita o conhecimento do mundo ou do nosso entorno – que significa compreender a sua estrutura espacial e os fenômenos dos lugares. Ao conhecer o território em que se vive, compreende-se a identidade e o sentimento de pertencimento do meio em que se vive”.

No dia 16 de novembro de 2017, os alunos da 1ª (primeira) série do ensino médio fizeram uma visita a Ouro Preto, especificamente:

Mina Du Veloso - Este momento foi emocionante, pois o local proporciona ansiedade em arrastar-se para passar em corredores de pouca largura e também conhecimentos históricos, bem como, aplicação de conceitos químicos importantes para a mineração.

Museu de Ciência e Tecnologia – Mineralogia - Foram apresentadas centenas de amostras de minerais, com as quais os conceitos de Química Inorgânica e Geografia puderem ser abordados de forma ampla para nossos alunos.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar -  Impressionou pela riqueza em detalhes históricos e culturais, bem como pelas obras nas quais e há abundância de elementos como Ouro e Prata.

Depoimentos de alguns alunos:

“Esta experiência foi ótima para adquirirmos um conhecimento mais profundo sobre o passado em Minas Gerais e, especialmente sobre a cidade de Ouro Preto”.

Rafael Maia

“A visita foi muito importante, pois aprendemos muito sobre Ouro Preto, as riquezas dessa cidade, aprofundamos os conhecimentos sobre vários materiais e, assim, será mais fácil aprender e fixar as matérias”.

Luma Souza

“A viagem para Ouro Preto foi importante para nossos conhecimentos sobre todas as matérias estudadas no colégio e, também, para saber um pouco da nossa história”.

Luiza Azevedo Peres

“A visita nos proporcionou maior conhecimento nas matérias, além de aprendermos de uma forma prazerosa e conhecermos lugares novos”.

Luciana

“A viagem a Ouro Preto serviu para demonstrar a importância das nossas raízes culturais, étnicas e socioeconômicas”.

Guilherme Dantas