Belo Horizonte / MG

24/05/2018

Queijo caseiro

AULAS DE LABORATÓRIO DESPERTAM INTERESSE DE ALUNOS

O estudo da química no Claretiano Colégio se inicia no 9º abordando conceitos que são a base primordial para a boa fundamentação do aluno.

Ao estudar processos de separação a principio são tratados temas como filtração, decantação e separação de misturas de forma divertida, motivando o aluno nas descobertas da disciplina. Para demonstrar estes processos de separação, realizamos a produção caseira de queijo com a turma do 9º ano.

Materiais:

Leite fresco in Natura;

Sal

Vinagre de álcool ou Vinagre Branco;

Procedimento para 1 litro de leite:

Aquecer o leite até a quase fervura;

Acrescentar vinagre aos poucos (aproximadamente 50 mL), observando a coagulação do leite, caso não se inicie a coagulação/precipitação acrescente mais vinagre aos poucos.

Acrescente sal a gosto.

Aguarde 10 minutos e filtre utilizando um pano limpo.

Pressione o filtrado de forma a retirar o máximo possível de água.

Passe para pequenas forminhas e reserve na geladeira por 4 horas.

·         ``EU ADORO AS AULAS PRÁTICAS, POIS ACHO QUE APRENDEMOS MAIS E O QUEIJO FICOU MUITO GOSTOSO.`` (LUARA -9°ANO)

·         ``EU ADOREI A AULA PRÁTICA, POIS ACHO QUE ASSIM NÓS APRENDEMOS MELHOR.``                                    (MARIA EDUARDA REIS).

·         ``EU GOSTEI MUITO DA AULA PRÁTICA, FOI BEM PRODUTIVA, EU GOSTARIA DE TER MAIS AULAS COMO ESTÁ. ``                (LUCAS)

·         A EXPERIÊNCIA REALIZADA POSSUI DOIS IMPORTANTES PROCESSOS, A FILTRAÇÃO E A DECANTAÇÃO. A DECANTAÇÃO FOI FEITA A PARTIR DA MISTURA DO VINAGRE COM O LEITE PARA QUE O SORO FOSSE SEPARADO, E A FILTRAÇÃO PARA QUE O QUEIJO FOSSE COADO. A PRÁTICA FOI INTERESSANTE PORQUE AJUDA A ENTENDER MAIS PROCESSOS DA FABRICAÇÃO DE VÁRIAS MATÉRIAS. (HANNAH FIGUEIREDO -9°ANO)

·         EU ACHEI LEGAL, BEM DIFERENTE E INTERATIVO. ESSE TIPO DE AULA DESPERTA O INTERESSE EM NÓS , PORTANTO ESPERO TER MAIS AULA COMO ESSAS.(MARIA VITÓRIA)