Notícias

03/03/2022

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

 

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

 

 CLARETIANO COLÉGIO – BELO HORIZONTE

 

Quinta-feira dia 03/03/2022 o Claretiano Colégio – Belo Horizonte celebrou a abertura da Campanha da Fraternidade de 2022.

 

Organizados em quatro momentos diferentes, seguindo os protocolos e evitando assim a aglomeração, a celebração contou com a participação direta dos alunos em um momento que uniu oração, espiritualidade e formação.

 

A campanha deste ano aborda um tema essencialmente humano: a educação. A educação é uma ação que sem a qual o ser humano não se torna humano de modo integral. É ela que proporciona a formação dos valores éticos/morais, materiais, religiosos e estéticos. É a educação que forma a visão (concepção) de mundo. É ela que desenvolve os elementos que formam o caráter humano.

 

É por essas e por outras razões que a igreja do Brasil, pela terceira vez (1982, 1998, 2022), aborda tema tão importante.

 

Quais tipos de seres humanos a educação (em seu sentido amplo: na família, nas escolas, nas igrejas etc.) tem formado?

 

Jesus, mestre e educador, nos ensina e nos impele a "falar com sabedoria" e a “ensinar com amor”.

 

É nesse sentido que a Campanha da Fraternidade 2022, à luz da pedagogia apresentada por Jesus, simbolizada no episódio da mulher adúltera, nos apresenta uma proposta em comunhão com o “Pacto Educativo Global” do papa Francisco: de repensarmos a educação no propósito que ela seja instrumento de formação do ser humano, capaz de se solidarizar com os demais, desenvolver uma cultura de paz e diálogo fraterno, transformar o modelo econômico em um modelo que pense o ser humano e a vida em primeiro lugar e que as relações estabelecidas sejam permeadas pela ética e pela paz.

 

Façamos da Campanha da Fraternidade um dos instrumentos que nos proporcione a mudança de vida e a conversão, assim como nos chama o tempo litúrgico da Quaresma.