21/08/2021

Claretiano participou da Virada da Vacina em parceria com a prefeitura de Boa Vista

O Claretiano – Faculdade de Boa Vista participou no último sábado, 21, da ‘Virada da Vacina’. Realizada pela prefeitura de Boa Vista (RR), a ação teve como objetivo incentivar a vacinação de adolescentes com idades a partir dos 12 anos. Foi um dia atípico de vacinação com shows, apresentações culturais e danças durante 24 horas, tudo para atrair os jovens.

Durante o evento, o Claretiano ofereceu serviços de saúde à população com orientações nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão. Além disso, alunos e professores do curso de Enfermagem atuaram no registro dos atendimentos para controle epidemiológico e na aplicação das vacinas.

Para o diretor acadêmico do Claretiano – Faculdade de Boa Vista, Júlio Cezar dos Santos, a parceria foi ao encontro do propósito institucional. “Quando soubemos da possibilidade de participarmos do evento pensamos em oferecer algo a mais. Então, levamos nossos serviços de saúde nas áreas de Nutrição e Enfermagem para a população”, afirmou o diretor.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Conceição Chaves, a ação aconteceu ininterruptamente e necessitou do revezamento de estagiários. “Mais de 15 alunos participaram da ação no apoio às equipes de saúde da prefeitura, supervisionados por enfermeiros docentes”, destacou Conceição.

Também participaram da supervisão aos alunos os docentes Profa. Galthama Brasil, Profa. Bárbara Savi e Profº. Luiz Leite do curso de Enfermagem; e os docentes Profa. Lucyanny Parente Albuquerque e Profº. Bruno Tavares,  supervisores de estágio do curso de Nutrição.

Alunos do Claretiano – Colégio de Boa Vista foram vacinados durante a ‘Virada’

O saldo da ‘Virada da Vacina’ foi positivo: 6.134 doses (primeiras) foram aplicadas no público com 12 anos ou mais. No total, a capital do Estado de Roraima vacinou 9.763 pessoas durante a iniciativa. Entre esses jovens estavam os alunos do Claretiano – Colégio de Boa Vista. Motivados por coordenadores e professores, os estudantes aderiram à campanha e compareceram para receber a imunização.

De acordo com o coordenador administrativo da instituição, Matheus Aleixo, uma estrutura foi montada para receber os estudantes. “Montamos um ponto de encontro para acolhê-los. Houve muita descontração e alegria, seguindo o distanciamento social. Foi um momento de compromisso com a vida, feito para eles”, frisou.

A diretora do Claretiano – Colégio de Boa Vista, Adriana Werdelich, considerou o evento essencial para a sociedade. “Essa iniciativa vai ao encontro da nossa missão institucional de valor à vida. Recentemente o Papa Francisco sensibilizou a igreja e o mundo com um apelo à vacinação. E nós, sensibilizamos os jovens quanto aos benefícios da vacina para o bem-estar pessoal e coletivo”, concluiu Adriana.