Boa Vista / RR

27/05/2017

Claretiano Colégio adere ao Movimento Maio Amarelo

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Diante de dados tão alarmantes, o Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O Claretiano – Rede de Educação aderiu ao movimento de forma pedagógica e sistêmica. A rede criou vários materiais alusivos ao Movimento, utilizando o lema: “respeitar as normas de trânsito além de ser uma demonstração de cidadania é um ato educativo”. Durante o mês a Unidade de Boa Vista utilizou as mídias digitais para disseminar informações de conscientização sobre o tema, além de divulgar o movimento com cartazes em murais e banners nas entradas do Colégio. Durante o mês a Unidade recebeu a visita da equipe do DETRAN-RR e do SAMU, onde de forma criativa e sensível os agentes educativos chamaram a atenção dos estudantes e ensinaram as crianças os princípios básicos de segurança no trânsito. As crianças do ensino infantil foram envolvidas ao movimento com ações lúdicas no ambiente escolar integrando o conhecimento a sensibilidade delas. O Claretiano – Colégio Boa Vista esteve muito envolvido com o Movimento – Maio Amarelo, acreditando que as ações neste sentido tornam o ambiente escolar mais humanizado e preventivo.

Acompanha as imagens do Movimento na escola na Galeria do nosso site.