25/04/2022

Geografia na prática - 5º ano

Os alunos do 5º ano, no caderno 2 em Geografia, estão estudando a importância do café para a região Sudeste nos séculos XIX e XX, e identificando as causas do desmatamento do Vale do Paraíba, comparando o plantio em áreas com e sem curva de nível. E, para melhor compreensão desse assunto, realizaram um experimento, onde simularam plantações em terrenos íngremes. Foi possível observar na prática o que aconteceu no Vale do Paraíba, onde as plantações foram feitas sem curva de nível, o solo das encostas das serras foi arrastado pelas chuvas e as plantações morreram, pois, a enxurrada carregou as camadas superficiais do solo, onde estavam todos nutrientes de que a planta precisa para crescer. Além disso, ocorreu outro problema: a terra foi arrastada para dentro dos rios, assoreando-os. Através desse experimento os alunos do 5º ano compreenderam que a agricultura em relevo íngreme e desmatado deve ser praticada com a utilização de curvas de nível para evitar a erosão do solo.