05/10/2021

Formação bilíngue: uma realidade necessária

Educação Infantil 2 e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, do Claretiano - Colégio têm a formação incluída na matriz curricular, com 3 aulas semanais.

O ensino de inglês nas escolas está cada vez mais presente, sobretudo, depois de ser previsto pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira nos anos iniciais da infância se mostra bastante benéfico para a formação em diversos aspectos: melhores resultados na aquisição da língua e o preparo para a vida profissional e sua inserção enquanto cidadão em uma realidade globalizada.

Pensando nisso, o Claretiano - Colégio oferece a formação bilíngue na matriz curricular, com três aulas semanais, proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes de acordo com as competências do século XXI.

A formação integra a matriz da Educação Infantil 2 e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Segundo a direção do colégio, a intenção é expandir a oferta gradativamente para que o estudante que terminar o ensino médio no Colégio saia da escola fluente em inglês.

Material didático e metodologia

O material didático é da English Stars, empresa que faz parte do Ecossistema Anglo — além de ser produzido pela renomada editora Macmillan Education, com sede em Londres. Os estudantes têm acesso tanto ao material físico quanto a uma plataforma digital gamificada, ampliando a experiência e o contato deles com esse universo.

De acordo com a coordenação pedagógica do Colégio, a formação bilíngue traz inúmeros benefícios à formação. Além de trabalhar as competências do século XXI, uma matriz curricular que contempla o aprendizado bilíngue está de acordo com os apontamentos da BNCC a respeito da promoção da comunicação efetiva, do pensamento crítico e do trabalho colaborativo, criação de valores e preparação de cidadãos para os desafios do futuro.

A metodologia aplicada será baseada em projetos STEAM (sigla em inglês que significa Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que têm o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos. Isso significa que o foco não se encontra no aprendizado da língua em si, na parte técnica, mas sim em toda a estrutura que envolve o processo de ensino-aprendizagem.

Matrículas abertas para 2022!

O período de matrícula para 2022 está aberto. As visitas podem ser agendadas pelos telefones (69) 3416-4212 ou (69) 98486-8915. O Claretiano – Colégio fica na rua Sete de Setembro, 1801, Casa Preta (no antigo Copeji).