28/01/2022

Dia 31 de janeiro, segunda-feira, começa uma nova fase educacional na cidade

Toda a tradição educacional do Claretiano já é uma realidade para a Educação Infantil e Ensino Fundamental em Ji-Paraná. A partir deste dia 31 de janeiro, segunda-feira, começa uma nova fase educacional na cidade com o início das aulas do Claretiano - Colégio que faz parte do Claretiano - Rede de Educação, que tem mais de 110 anos dedicados à educação, administra 10 colégios, quatro faculdades e mais de 115 polos de Educação a Distância no Brasil e no exterior, além de já ter um polo de Educação a Distância oferecendo cursos de graduação e pós na cidade.  As aulas do Colégio serão iniciadas às 7h, no período da manhã, e às 13h, no período da tarde.

Para o início das aulas o prédio da instituição passou por reformas, sendo adaptado para receber todos os estudantes que vão da creche 2  ao 5º ano. O espaço conta com salas de aulas modernas, amplas e todas têm álcool em gel e líquido; os sanitários foram adaptados de acordo com cada faixa etária; há pias em várias partes do Colégio para oferecer e estimular a higienização dos alunos e a novidade é nossa cantina, que é totalmente administrada pelo Claretiano e oferece  um lanche individualizado e suco feito com a polpa da fruta.

Para que esta realidade educacional em Ji-Paraná fosse possível a equipe pedagógica do Colégio vem trabalhando desde outubro do ano passado. E, este ano, os educadores da Instituição já passaram por capacitações e, a partir de agora, passarão sempre.  A última aconteceu entre os dias 17 e 28 de janeiro, de forma virtual, envolvendo o Suporte Anglo, que, com 70 anos de experiência em desenvolvimento de materiais didáticos, oferece metodologia e material didático em sintonia com as novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Lembrando que o material didático usado por toda Rede é em parceria com o Anglo.

Durante a capacitação que foi denominada “Assessoranglo” os professores participaram de várias atividades, entre elas, como ministrar aulas diferenciadas, uso de tecnologia em sala de aula, BNCC e outras.  Para o início das aulas, todas as medidas sanitárias foram seguidas à risca e os professores foram orientados sobre as medidas de prevenção e os cuidados com a saúde pessoal, bem como de seus alunos. Fazem parte da rotina de recepção dos alunos a aferição de temperatura corporal, o distanciamento dentro da sala de aula, o uso do álcool em gel e líquido, a lavagem das mãos e uso obrigatório de máscaras de segurança em todos os ambientes da unidade serão ações executadas constantemente na unidade.

Nossos diferenciais

Uma das novidades do Colégio é a formação bilíngue English Stars na matriz curricular do Pré 2 ao 5º ano com três aulas semanais. Afinal, o ensino de inglês está cada vez mais presente, sobretudo, depois de ser previsto pela BNCC. O material didático - English Stars faz parte do Ecossistema Anglo, além de ser produzido pela Macmillan Education, editora com sede em Londres.

Com o English Stars, além do material físico, os alunos têm acesso a uma plataforma digital gamificada. Ressaltamos os principais benefícios que este material oferece aos estudantes: desenvolve as competências do século XXI por meio de atividades feitas em sala de aula; promove comunicação efetiva, pensamento crítico e trabalho colaborativo; trabalha com a metodologia integrada e baseada em projetos STEAM (sigla em inglês que significa Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores e preparar cidadãos para os desafios do futuro.

O Colégio também trabalha com Projetos Integradores. Entre eles vale destacar o de Música e Xadrez no qual, há a introdução dessas atividades na rotina escolar dos alunos. Entre os benefícios deste projeto estão os estímulos à memorização, concentração, planejamento e capacidade de tomar decisões.

Agora Ji-Paraná tem o que há de melhor e mais moderno na educação, realmente, um novo conceito para a cidade. Estrutura moderna, material didático inovador, enfim, formação educacional completa é com o Claretiano.