Marabá / PA

(94) 3312-5600

Notícias

04/04/2019

Marabá, 106 anos "Relicária e Graciosa"

A denominação Marabá tem origem indígena e significa filho do prisioneiro ou estrangeiro, ou ainda o filho da índia com o branco. Uma cidade hospitaleira que nasceu em detrimento do comércio que ganhava força em razão do ciclo do caucho e posteriormente da castanha do Pará.

Sua fundação ocorreu em 5 de abril de 1913, na região conhecida como Pontal quando o comerciante, Francisco Coelho da Silva, fundou a primeira casa comercial, iniciando um movimento de ocupação no primeiro bairro que passou a ser conhecido como bairro do “Cabelo Seco”.

Como forma de reconhecer a importância do bairro, foi desenvolvido pela Prof.ª Kelsianne Rodrigues da disciplina de Estudos Amazônicos, juntamente com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II, uma visita ao bairro Cabelo Seco, o mais antigo da cidade, com o objetivo de resgatar a importância cultural e a sua real identidade. Foram realizadas entrevistas com os moradores e observações do espaço geográfico para posteriores análises e discussões em grupo, na sala de aula.