Marabá / PA

(94) 3312-5600

Notícias

20/10/2019

Círio de Nazaré

39º Círio de Marabá e o Claretiano – Colégio A Fazendinha estava presente prestando sua homenagem a Mãezinha Nossa Senhora de Nazaré.
Junto a essa grande manifestação de fé, os colaboradores do Claretiano – Colégio A Fazendinha também distribuíram água/achocolatado gelado para minimizar o calor e dar uma pequena dose de conforto a uma boa parte dos promesseiros que "pagam" as suas promessas acompanhando o Círio de Nazaré.
O Círio de Nazaré, é a maior procissão católica do Brasil. Considerado desde 2014 como patrimônio histórico e Cultural da humanidade pela Unesco.
Um dos grandes símbolos da celebração é a Corda do Círio. O ícone é esticado pela Guarda de Nazaré e pela diretoria da festa ainda na madrugada e sua chegada é sempre comemorada pelos fiéis. Milhares de pessoas conduzem a corda que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré pela romaria.
A Corda faz parte do Círio desde 1855, quando, por causa de uma forte chuva, a feira do Ver-o-Peso (em Belém do Pará) ficou inundada. Na época a berlinda era conduzida por um carro de boi, que não pode passar. A solução foi atar cordas a fim de que os romeiros pudessem desatolar a Berlinda.