Missão

A missão do Claretiano - Colégio consiste em capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante uma formação integral; missão esta que se caracteriza pela investigação da verdade, pelo ensino e pela difusão da cultura, inspirada nos valores éticos e cristãos e no carisma claretiano que dão pleno significado à vida humana"

Capacitar a pessoa humana: devemos oferecer aos alunos todas as possibilidades para que possam compreender a si mesmos e a sua função no plano criador de Deus, trabalhando para que todas as pessoas tenham vida digna

Exercício profissional: queremos capacitar as pessoas que, em qualquer profissão que escolham, exerçam com eficiência, consciência e integridade as tarefas e obrigações condizentes com a área em que escolherem trabalhar.

Compromisso com a vida: pretendemos que os profissionais aqui formados tenham um profundo respeito pela vida humana e pela natureza, valorizando a vida como dom de Deus a ser construído no amor, na fraternidade, no diálogo, na responsabilidade e na solidariedade.

Mediante a sua formação integral: entendemos que o ser humano é um ser único e irrepetível; que é constituído das dimensões biológica, psicológica, social e espiritual; que é o núcleo do seu ser pessoa; que é livre, com suas limitações próprias, mas responsável pela construção da própria existência e, por isso, constrói a história

Investigação da verdade: é missão do Claretiano - Colégio e Faculdade envolver-se de forma permanente e corajosa na busca da verdade, para o bem da sociedade. Verdade esta que convoca a pessoa a viver em plenitude, a realizar-se, a respeitar seu semelhante, a crescer de um modo integral: política, econômica, cultural e religiosamente.

O ensino e a difusão da cultura: O Claretiano - Colégio e Faculdade deseja estar sempre preocupado em valorizar os critérios da cultura: o sentido de pessoa humana, sua liberdade, sua dignidade, seu sentido de responsabilidade e sua abertura ao transcendente.

Valores éticos e cristãos: esses princípios têm origem na pessoa, nos ensinamentos e nas obras de Jesus Cristo, que anunciou a toda a humanidade que é possível conviver em paz e amor e que o ser humano é chamado a relacionar-se com o outro, gerando solidariedade, justiça e fraternidade, Jesus Cristo é o modelo perfeito de homem, que viveu plenamente de acordo com a vontade do Pai, com amor misericordioso, e que foi compreensível para com as pessoas. Nele a pessoa encontra tudo o que deseja e procura.

Carisma claretiano: O Claretiano - Colégio e Faculdade inspiram-se no estilo de vida dos Missionários Claretianos, que têm por objetivo buscar em tudo a glória de Deus, a santificação de seus membros e a salvação das pessoas de todo o mundo, por meio de suas opções apostólicas, dentre elas, a comunidade educativa.

Pleno significado à vida humana: todo esse projeto nos convoca a defender a vida e a desejá-la em plenitude, dando oportunidade para que a personalidade seja construída de forma ética e orientada aos valores que dão sentido à existência humana. Por isso, toda a comunidade educativa (alunos, professores, pais, comunidade religiosa, funcionários) se propõe a construir estruturas que possibilitem a todos o respeito a seus direitos e à sua integridade.