Rio Claro / SP

(19) 2111-6015

Notícias

09/11/2017

Atitudes para garantir o sucesso no ENEM e nos vestibulares

É comum sentir ansiedade na hora de passar por avaliações importantes como o Enem e os vestibulares. Algumas atitudes, indicadas por especialistas, auxiliam para que o aluno tenha um maior controle da situação. Entre elas, destacamos duas que o Claretiano - Colégio colocou em prática com os alunos da terceira série do Ensino Médio: fazer uma revisão ampla nos dias que antecedem as provas e usar a respiração para restaurar o equilíbrio.

Dos dias 24 de outubro até 09 de novembro, foi elaborado um “Intensivo ENEM” com aulas ministradas no contraperíodo, onde os professores relembraram os pontos mais importantes de cada disciplina.

Contamos também com a presença da professora de Yoga Elisabete Freitas de Marco que, no dia 07 de novembro, apresentou aos alunos técnicas respiratórias que aliviam o estresse e tensões que antecedem as provas.

De acordo com Elisabete, o Yoga, através de exercícios físicos associados a respiração profunda e permanência nas posturas, leva o praticante a desenvolver habilidades cognitivas como a concentração, memória, raciocínio lógico, criatividade e estabilidade emocional.

Entre as atividades, os alunos praticaram o relaxamento intencional conduzido chamado Yoga-Nidra na postura de Savasana (deitado), que tem o poder de relaxar todas as partes do corpo e da mente, além de produzir as condições ideais para absorver os efeitos terapêuticos de tudo o que se praticou. Também foram trabalhamos posturas em duplas para o desenvolvimento de parceria é cooperativismo e não a competitividade.

Na hora da prova basta colocar em prática: dominar a respiração. Inspirar e expirar profundamente, prestando atenção no ar que entra e sai. Com isso, o equilíbrio da base fisiológica é restaurado, o cortisol baixa e o cérebro volta ao estado de normal.