Rio Claro / SP

(19) 2111-6015

Notícias

26/11/2018

Estequiometria na cozinha

Estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química. Compreende cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas e envolve, também massa e volume.

Os princípios da estequiometria estão baseados nas seguintes leis:

- Lei de Lavoisier (conservação das massas, a soma da massa dos reagentes sempre será igual à soma da massa dos produtos formados) e

- Lei de Proust (proporção entre as massas dos participantes de uma reação é sempre constante, ou seja, as massas são diretamente proporcionais).

A prática teve por objetivo realizar a receita de doces, como em um cálculo estequiométrico. Cada grupo tinha uma receita de doce (brigadeiro ou beijinho), no entanto, realizariam a atividade em diferentes proporções, por exemplo: grupo 1 - meia receita, grupo 2 – receita inteira, grupo 3 – uma receita e meia, grupo 4 - duas receitas

Assim, os alunos puderam compreender o que é proporcionalidade e estequiometria de forma lúdica, facilitando o processo de aprendizagem. De forma prática, na cozinha, entenderam que a medida que se aumenta a quantidade de reagente (ingredientes), a quantidade do produto (brigadeiro ou beijinho) aumentaria e vice-versa.