19/02/2019

Aluna do Ensino Médio é premiada na Olimpíada Brasileira de Linguística

A aluna Yasmin Ceccato de Lima, da 3ª série do Ensino Médio, é uma das medalhistas da Olimpíada Brasileira de Linguística 2018. A seleção contou com duas fases – online e presencial – e ocorreu entre setembro e novembro de 2018. A Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas e sua visão sobre os povos do mundo a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Sob a orientação da professora Marília e do professor Gustavo, os alunos participaram das etapas que estimularam o raciocínio e o engajamento das turmas. A competição nacional é diferenciada, de acordo com a professora Marília: “A Olimpíada de Linguística é muito interessante porque acaba atraindo não só estudantes que simpatizam mais com a área de Linguagens. Como as questões envolvem lógica, os alunos que gostam de matemática também se envolvem muito”. Os problemas de linguística envolvem o desvendamento de línguas e códigos desconhecidos aos estudantes, fazendo convergir elementos de estruturas lógico-cognitivas com insights sobre a diversidade de culturas e falares do mundo humano. Eles são autossuficientes: não é necessário nenhum conhecimento prévio específico para resolvê-los ou se divertir com eles!

Parabéns, Yasmin! Estamos orgulhosos de você!