28/03/2019

NUAC reúne pais, alunos e estudantes de Direito para tratar de Políticas Públicas

Na última quinta-feira, 28, o Claretiano - Colégio recebeu Dr. Eduardo Dias de Souza Ferreira, Promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Paulo com a palestra Políticas Públicas para Famílias e Jovens.

A palestra

Dr. Eduardo iniciou a palestra falando sobre os privilégios de Rio Claro em comparação a outras cidades do país. Um dos índices apresentados foi o de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, no qual Rio Claro ocupa a 19ª posição no Estado de São Paulo.

O promotor também discutiu o quanto cidadãos são afetados por impactos diários, que afetam diretamente o psicológico, tais como rotina em excesso, vida profissional nem sempre tão satisfatória, necessidade de passar no vestibular, inconstância da vida acadêmica e pressão em todos os âmbitos, sem prezar pela saúde mental. O excesso dessas situações, aumenta o número de suicídios, depressão e crises de ansiedade. Eduardo também falou dos problemas com drogas lícitas e ilícitas, que podem desenvolver quadros psicóticos.

O palestrante comentou sobre a importância e necessidade da proteção na internet, do bullying e assédio em redes sociais.

"A família precisa se reunir, conversar. Entre as drogas atuais, também está a necessidade do ter, não do ser. Crianças tornando-se formadoras de opinião através de redes sociais, compradoras compulsivas”, comentou Eduardo.

Eduardo enfatizou que para fazer valer seus direitos é necessário a participação da comunidade, que deve se unir de forma civilizada e organizada.

Sobre o palestrante

Eduardo possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP. Atualmente é professor da mesma universidade, nos cursos de graduação e pós-graduação, na área de Direitos Humanos com ênfase em Infância e Juventude. O professor é chefe do Departamento de Direitos Difusos e Coletivos, integra o corpo docente dos cursos de especialização da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e é Promotor de Justiça da Infância e Juventude da capital.

Agradecemos a participação de todos e em breve, a palestra estará disponível para acesso.