05/04/2019

Aprender com chocolate é mais gostoso

O micro-ondas tem seu funcionamento baseado em emissões de ondas eletromagnéticas, cuja velocidade de propagação é muito próxima à velocidade da luz (300.000km/s).

Apropriados dessa informação e utilizando os conceitos sobre ondas vistos em sala de aula, os alunos dos 9ºs anos fizeram um experimento muito saboroso: calcularam a velocidade de propagação da onda eletromagnética usando o micro-ondas, um prato largo e chocolate.

Procedimento

O prato largo com chocolate foi colocado no micro-ondas, sem o prato giratório. Após alguns segundos, a onda emitida pelo micro-ondas “furou” o chocolate em postos distintos. De posse da equação fundamental da ondulatória (v = λ.f), os alunos mediram a distância entre esses pontos e multiplicaram pela frequência do aparelho.