Rio Claro / SP

(19) 2111-6015

Notícias

09/04/2019

Claretiano - Centro de Treinamento realiza o primeiro curso de primeiros socorros para leigos

No último sábado, 6 de abril, colaboradores e professores do Claretiano de Rio Claro e Claretiano de Batatais realizaram o treinamento de primeiros socorros da American Heart Association, curso disponível no Claretiano - Centro de Treinamento.

Em 2018, foi sancionada a Lei 13.722, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que faleceu em uma viagem da escola ao engasgar com seu lanche. De acordo com a lei, Professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros-socorros.

O Claretiano - Centro de Treinamento está em funcionamento desde o ano passado, formando tutores para que, em breve, possa oferecer os cursos de Primeiros Socorros (para leigos), BLS (para profissionais da saúde em geral) e ACLS (para médicos e enfermeiros).

Primeiros Socorros

O curso é essencialmente prático, por meio de cenários de simulação. Os participantes assistem a um DVD sobre as técnicas e praticam logo após cada tópico. O treinamento é feito com instrutores credenciados pela AHA - American Heart Association - e são utilizados manequins, equipamentos e acessórios para treinar determinada habilidade. Preparar e ensinar uma grande variedade de pessoas com habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas, emergências por ferimentos, realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em seu local de trabalho ou outros ambientes; usar um desfibrilador externo automático (DEA) e ajudar alguém que esteja engasgado.

Sobre a American Heart Association

A American Heart Association (AHA), fundada em 1924, e uma organização sem fins lucrativos dedicada a combater as doenças cardiovasculares. É formada por voluntários e tem por missão: "Fomentar uma vida mais saudável, livre das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares". O objetivo da associação é reduzir a taxa de mortalidade por doença coronária, acidente vascular cerebral e fatores de risco ao longo dos anos. Há mais de 50 anos, a American Heart Association (AHA), através de seu programa de treinamento em Atenção Cardiovascular de Emergência (ACE), tem proporcionado aos médicos e outros profissionais de saúde as últimas informações sobre técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar e as diretrizes científicas que as fundamentam.

O Claretiano - Centro de Treinamento é credenciado pela American Heart Association na oferta de cursos de treinamento na área da saúde.