15/04/2019

Projeto Pedagógico: produzir, apreciar e compartilhar arte

Durante o Intervalo Cultural, o grupo formado pelos alunos Bianca Barbosa de Oliveira, Letícia Maria Della Coletta, Renato Losa, Samuel Guilherme Ribeiro da Silva, Yasmin Ceccato de Lima e Yuri Frolini Pedro dos Santos convidaram colegas e funcionários ao encontro inusitado com a linguagem da poesia, através da performance denominada "Assalto Poético". Os participantes eram subitamente abordados, convidados a escolher uma poesia em um leque de inúmeras possibilidades, em seguida deveriam ler o texto escolhido publicamente no microfone e diante de uma câmera.

Segundo os alunos criadores da performance "o assalto poético busca 'roubar' as palavras de pessoas imersas na vida cotidiana, levando a elas e ao entorno um contato com a poesia que por vezes não é muito comum. O encontro com o texto poético, tira carga negativa da palavra "assalto" fazendo que seja uma surpresa agradável. A ação também busca trabalhar questões como a exposição da pessoa à ação pública, que gera enfrentamento ao medo e à vergonha de ser julgado ou errar diante dos outros, tornando aquele que lê, mais sensível aos outros".

A ação performática que gerou um curta-metragem documental faz parte do Projeto Pedagógico: produzir, apreciar e compartilhar arte, desenvolvido na turma do 3ºEM sob orientação do Professor da disciplina de Arte Lucas Lima Fontana. O projeto tem como objetivos principais desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos diversos, de modo individual, coletivo e/ou colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais. Além disso, visa desenvolver ações que possam articular as dimensões propostas pela nova BNCC, como a criação, expressão, estesia, fruição, crítica e reflexão.