16/04/2019

Uma forma prazerosa de ensinar e de aprender Física

As atividades práticas e investigativas são aliadas na construção de conceitos. O aluno, diante de um problema, necessita pensar, discutir, explicar, relatar e fazer. Essa metodologia tem sido grande aliada na disciplina de Física.

Exemplo disso, foram as aulas dos 8ºs anos do Ensino Fundamental (que estão dando os primeiros passos nessa disciplina) e da 1ª série do Ensino Médio (que estão retomando conceitos) do professor Otávio Barros. Para verificar o movimento uniforme e construir noções de força de atrito e arraste, os alunos construíram um mini paraquedas e fizeram o lançamento da sacada do prédio centenário.

A atividade, além trabalhar os conceitos físicos, permitiu a melhora das habilidades manuais e motoras.