Rio Claro / SP

(19) 2111-6015

Notícias

14/05/2019

Como escolher o curso certo para o seu perfil?

Buscar referências e informações com amigos e pessoas que estão na universidade e no mercado de trabalho é a melhor maneira de conseguir decidir que profissão escolher.

Para auxiliar nesse processo, o Claretiano – Colégio traz frequentemente ex-alunos e profissionais para conversar com estudantes do Ensino Médio, mais especificamente, com a 3ª série.

Nesse mês, destacamos a presença do ex-aluno e atual universitário Bruno Degli Esposti, que cursa Engenharia de Alimentos na FZEA - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP, da ex-aluna e atual universitária Ana Júlia Stecca Barthmann Andrade, que cursa Direito na PUC-Campinas, do Prof. Dr. Auro Aparecido Mendes, organizador do Vestibular da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Rio Claro e da ex-aluna Marina Tomazella, que cursa Medicina, na Faculdade Nove de Julho.

Além das informações básicas, como opções cursos, de universidade, tipos de ambientação na nova cidade, o egresso Bruno respondeu algumas perguntas relacionadas ao mercado de trabalho. Ele trouxe aos alunos, resultados de uma pesquisa que mostram que 95% dos formandos em Engenharia de Alimentos são absorvidos pelo mercado.

Já Ana Julia, buscou diminuir a ansiedade do grupo:

Fiquem tranquilos. Vocês estão em uma ótima escola, que dará todo o preparo para sua decisão, ela disse.

Auro trouxe informações sobre número de vagas, cursos, vestibular, a distribuição da UNESP no Estado, cotas e vantagens de estar em uma Universidade como, por exemplo, a oportunidade de participar de programas especiais de treinamento e atividades extracurriculares, carga horária superior ao mínimo determinado pelo MEC, programas de auxílio aos alunos: restaurante, moradia, assistência médica, participação em congressos e convênios com universidades do exterior.

E Marina destacou, entre outros pontos, a importância do projeto de Iniciação Científica desenvolvido no colégio em sua vida acadêmica na faculdade.

Cabe lembrar, que a partir de 2019, o projeto de Iniciação Científica terá início no 9º ano e se estenderá até a 2ª série do Ensino Médio (em breve, mais informações).

O Vestibular da UNESP

Ainda falando em vestibular, o exame da primeira fase da UNESP acontecerá no dia 15 de novembro.

Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 15 e 16 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira.

O resultado final da Unesp será divulgado em 3 de fevereiro de 2020.

A Resolução deverá ser divulgada até julho, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis.