11/06/2019

Claretiano - Colégio faz parte da Rota da ODS, ação da ONU por um mundo melhor

Você já ouviu falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Eles são 17:

• Erradicação da Pobreza
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável
  • Saúde e Bem-Estar
  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de Gênero
  • Água Potável e Saneamento
  • Energia Limpa e Acessível
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura
  • Redução das Desigualdades
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Consumo e Produção Responsáveis
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima
  • Vida na Água Vida Terrestre
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  • Parcerias e Meios de Implementação

Esses são os objetivos que a Organização das Nações Unidas anunciou após o progresso significativo da ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que ocorreram de 2000 a 2015.

Durante esses 15 anos, oito objetivos foram colocados em pauta, com foco principal no combate à pobreza e tendo em vista os resultados positivos, a ONU desenvolveu a Agenda 2030, com novos 17 objetivos, para que nos próximos 15 anos a evolução tenha continuidade.

De acordo com o site oficial da ONU, esses objetivos se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram a três dimensões do desenvolvimento sustentável: a economia, a social e a ambiental.

Em Rio Claro, a empresa Whirlpool Corporation está divulgando os 17 objetivos em parceria com voluntários por toda a cidade. A proposta é levar as informações para o maior número de pessoas possível e tornar o mundo um lugar melhor para as próximas gerações.

Chamada Rota da ODS, a ação em Rio Claro será realizada em escolas, universidades, associações e vários ambientes coletivos. O Claretiano – Colégio, como instituição humana e educacional, também fará parte da Rota da ODS em Rio Claro e hoje, dia 11 de junho, iniciou a pintura do objetivo selecionado para a instituição: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

O desenho foi desenvolvido pela aluna Sofia Generoso, do 9º ano. Entre muitos desenhos, o de Sofia foi escolhido durante uma votação em toda a escola e na manhã de hoje começou a ser desenhado na entrada do Claretiano – Colégio, pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, que deixam a sua marca na instituição antes de se formarem.

Em 10 de agosto, o evento Conhecendo os ODS acontecerá na Praça Central de Rio Claro, com diversas atividades relacionadas aos 17 objetivos.

Mais informações, clique aqui.