12/06/2019

Professores do Claretiano - Colégio participam do programa Missão Pedagógica em Brasília

O programa Missão Pedagógica no Parlamento, de acordo com o site oficial da Escola Virtual de Cidadania, é uma formação para educadores e educadoras que acreditam ser a escola um espaço importante para a formação cidadã e democrática e desejam trabalhar temáticas como cidadania, política, democracia e Poder Legislativo em suas escolas.

Em 2019, por meio do programa Câmara Mirim, promovido pelo Plenarinho, os professores Eder Paulo Spatti Junior, Conrado Ferranti Bichara e Marília Cibeli Pires Navarqui foram aprovados entre os 110 educadores inscritos na primeira fase do programa, que desenvolveu o tema Como posso estimular o diálogo em sala de aula e preparar estudantes para um debate em que prevaleça o respeito?

Em fevereiro, os professores realizaram o curso Educação para Democracia e o Parlamento, a distância e nesta semana, de 10 a 14 de junho, estão em Brasília realizando o Encontro Presencial na Câmara dos Deputados.

A professora Marília contou um pouco sobre as atividades que está desenvolvendo em Brasília:

A experiência no Programa Missão Pedagógica aqui em Brasília tem sido enriquecedora. Todas as atividades na semana seguem uma estrutura sequencial muito bem planejada pela equipe de coordenação e têm como foco a Educação para a Democracia. Além dessas atividades, temos momentos de trocas de experiências com professores de todos os estados do Brasil, oportunidade de assistir às reuniões das comissões e às sessões do Plenário. Temos uma agenda bem "recheada" e voltamos à noite ao alojamento do CEFOR- Centro de Formação. A formação impactará diretamente nossa prática em sala de aula e os alunos terão um ganho pedagógico imensurável.