17/06/2019

Alunos na 2ª fase da OMU

Os alunos Leticia Trovó de Almeida Barros, Bruna Pedroso, Sofia Missono Generoso, Yasmin Vitoria Rego dos Santos e Mateus Giroto Mergulhão (foto – esquerda para direita) participaram neste domingo (16/06), da 2ª fase da 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU).

Nesta prova participaram os 300 melhores alunos de cada nível do país todo. A terceira e última fase acontecerá em 25 de agosto.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), criada em 1985, visa contribuir para aprimorar o desenvolvimento e formação matemática daqueles alunos que têm a vontade de aprofundar os seus conhecimentos e disposição de dedicar esforços em uma atividade que pode ser árdua mas recompensadora: aprender, com a matemática, a resolver problemas desafiadores, que demandam conhecimento e criatividade.

A OMU é organizada em dois níveis: Nível Alfa, para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e Nível Beta, para alunos do ensino médio. Ambos os níveis começam com uma prova realizada na escola e corrigida pelo professor da turma, seguidas de fases presenciais, realizadas na Unicamp: uma para o Nível Alfa e duas para o Nível Beta. O trabalho e dedicação de todos os alunos é reconhecido através de certificado de participação. Aqueles que mais se destacarem são premiados com medalhas: serão ao menos três medalhas de ouro, seis de prata e nove de bronze, em cada um dos níveis.

Em caso de resultados indistinguíveis, a Comissão Organizadora poderá outorgar mais medalhas do que o previsto, assim como prêmios de Menção Honrosa.