27/06/2019

Impressora 3D na sala de aula

O Claretiano – Colégio oferece aos seus alunos ambientes diferenciados que favorecem a concentração e absorção de conhecimentos. Entre esses ambientes, laboratórios de informática, gastronomia, biologia, ciências, equipados com lousa digital, microscópios e uma nova tecnologia emergente: impressora 3D! O uso desse equipamento tem tornado o aprendizado mais interativo e dinâmico.

Os alunos dos 2ºs anos, por exemplo, devem, de acordo com a nova BNCC, ter a habilidade de esboçar plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência. Como complemento às atividades de sala de aula, os alunos desenvolveram nas aulas de Projetos Integradores, plantas-baixas em software de design interior e finalizaram montando a maquete da sala de aula, onde cada criança imprimiu sua própria carteira.

Os alunos dos 5ºs anos, utilizaram o software Geogebra, específico para a disciplina de Matemática, para criar figuras espaciais, reforçando conceitos básicos como arestas, vértices, faces e planificações. Também criaram os principais poliedros em software 3D e fizeram suas respectivas impressões. Essas atividades buscam desenvolver habilidades de reconhecimento, representações, planificações e características de figuras geométricas espaciais.

Já os alunos dos 9ºs anos, mais experientes em aplicativos de desenho, desenvolveram suas próprias peças para uso nas aulas de robótica.