28/06/2019

Arte e aprendizado: alunos se unem para colorir a escola

Pintura, Expressão e Muro é o nome do projeto desenvolvido pelo professor de Artes, Lucas Fontana, no qual alunos de todos os níveis se reuniram para transformar o Bosque da escola em um lugar mais colorido e divertido.

Sobre o projeto

O projeto de revitalização do Bosque, que também faz parte das celebrações aos 90 anos dos claretianos em Rio Claro, partiu da ação coletiva de todos os alunos do Claretiano - Colégio, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nesse sentido, o coordenador do projeto e professor de Artes, Lucas Fontana, criou uma temática que pensasse as habilidades motoras distintas.

O desenvolvimento físico da criança também depende de um desenvolvimento neurológico, assim, colocamos os alunos da Educação Infantil para trabalhar em equipe com os alunos do Ensino Fundamental, para que um ajudasse o outro. No caso dos alunos do Fundamental e Médio, os alunos preocupavam-se com acabamentos e possíveis deslizes, explicou o professor.

O projeto busca a representação de um muro de tijolos, mas não tijolos comum, ele é poeticamente construído com blocos coloridos, que desprende do ar, criando uma paisagem onírica e que remete aos jogos da infância.

O projeto trabalha questões interdisciplinares, envolvendo Artes e Física, que se encontram no estudo de harmonia de cores, policromia, monocromia, isocromia, cores, luz e pigmentos; História da Arte, que apresenta o muralismo mexicano até o grafite contemporâneo; Química das Cores, com a proporção correta de pigmentos, na busca do tom adequado; Matemática, nas proporções das formas geométricas, na harmonia pictórica dada pelo equilíbrio entre os distanciamentos dos blocos coloridos; e a Linguagem, com leituras poéticas da obra que surgiram durante o processo criativo, a partir de depoimentos como:

Este muro era tão triste e nós o estamos deixando alegre!

A atividade, além de reunir crianças de várias idades em um momento de criatividade, habilidades motoras e lazer, promoveu uma forma de os alunos, que estão fechando ciclos (os alunos de pré irão para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais e os alunos de 5ºs anos irão para o Fundamental - Anos Finais), possam deixar sua marca - literalmente - no colégio.