Rio Claro / SP

(19) 2111-6015

Notícias

13/08/2019

Sexta Artística celebrará o Folclore no mês de agosto

Para quem estuda ou estudou na Educação Infantil até o 5º ano, ou então tem ou teve filho nessa faixa etária com certeza já ouviu falar do projeto Sexta-Artística.

Nesse projeto, toda sexta-feira, no início das atividades, em um esquema de rodízio, uma classe proporciona aos demais amigos atividades artísticas com dança, música, jograis, teatro, entre outros. As datas comemorativas como Dia da Água, Dia do Meio Ambiente, Dia do Livro são temas-geradores assim como o Folclore.

O Folclore, conjunto de tradições e manifestações populares formado por lendas, brincadeiras, parlendas, danças e costumes passados de geração em geração é comemorado no dia 22 de agosto. Como esse conjunto é extremamente rico uma única Sexta-Artística não seria suficiente, então preparamos um mês inteiro de atividades. E dessa vez as apresentações ficaram a cargo das próprias professoras.

Na primeira sexta do mês de agosto, as professoras da Educação Infantil contaram sobre a região em que moramos, a Sudeste. Brincaram com as crianças com a parlenda “Hoje é domingo”, de “vivo-morto” e todos juntos pularam como Sacis.

Na segunda sexta foi a vez das professoras do primeiro e segundos anos que apresentaram o Folclore da região Sul. Ensinaram como fazer o conebol, como é conhecido no Sul o nosso bilboquê, utilizando materiais recicláveis. Também trouxeram a culinária típica: o chimarrão e o pinhão, semente da araucária - árvore típica do Sul, muito utilizada na culinária local. Finalizaram com a Chula, uma dança desafio, praticada normalmente por homens, que lembra o sapateado.

Nas próximas semanas serão apresentadas as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Acompanhe nossas notícias!