07/09/2019

XI Clareando Ideias: um ano inteiro de atividades e desenvolvimento

O Clareando Ideias é um evento que envolve alunos e docentes desde o Infantil até o Ensino Médio e apresenta trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano.

Nesse ano, em sua 11ª edição, o evento foi realizado no Dia da Independência e teve em sua abertura, realizada pelo Diretor Prof. Manoel Valmir Fernandes, o Hino Nacional e um momento de reflexão.

A manhã seguiu com exposições, competições, atividades e apresentações culturais.

Algumas dessas atividades foram norteadas pelo material Anglo, como é o caso da Ação Kids (do Infantil ao 5º ano) e Ação Teens (6º e 7º).

No caso da Ação Kids, com a temática “Vamos brincar de conversar”, os trabalhos valorizaram a comunicação e o relacionamento. Os pequenos apresentaram como os animais se comunicam, outra turminha promoveu uma reflexão acerca dos sentimentos humanos e da maneira como os expressamos, outros ainda a comunicação por meio de símbolos e sinais (lembrando que aqui foram apresentados a linguagem de sinais e o braile), as influências, gírias e sotaques e diversos gêneros textuais como os quadrinhos, a notícia, receita, entre outros.

Já o projeto Ação Teens tem como objetivo desenvolver a habilidade escrita dos alunos a partir do desenvolvimento de livros coletivos, bem como a importância das diferenças e a necessidade de se trabalhar em grupo para vencer desafios. Com as Somos resultado de muitos e O que temos de 10 - os projetos se aproximam do tema proposto pela ONU: 2019 - Ano Internacional das Línguas Indígenas.

Para os 8ºs e 9ºs anos a vez foi o Torneio de Robótica PETE, uma prévia para as competições no Interclaretiano, que serão realizadas no dia 24 de outubro. Os alunos se dedicaram a “salvar uma vítima” de um desastre natural.

Tivemos ainda a apresentação do Projeto Drogas X Saúde da 1ª série do Ensino Médio e dos trabalhos de Iniciação Científica da 2ª série, que futuramente serão encaminhados para a Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Contamos também com Exposição de arte, Atividades do Programa Edify e atividades e exposição do Programa Adicional Bilíngue.