07/10/2019

Alunos da 2ª série do Ensino Médio criam trabalhos baseados em artistas internacionais

Baseados nas obras do artista australiano Lois Jover e nos trabalhos do artista belga Ben Heine, os alunos do 2º ano do Ensino Médio criaram inventivas fotomontagens intervindo com técnica do desenho. A partir da leitura de imagem de obras contemporâneas dos artistas citados, os alunos trabalharam a criatividade para gerar composições mesclando a fotomontagem, a partir da colagem de elementos e do desenho.

Artistas contemporâneos como Jover e Heine extrapolaram a técnica da fotomontagem. Quando pensamos que nada mais é possível, que tudo já foi feito, surge um artista como Ben Heine, por exemplo, e em sua série Pencil vs Camera, subverte o conceito de fotomontagem criando colagens inusitadas ao ar livre.

Segundo o professor, o desenho é uma linguagem ainda muito explorada e uma ferramenta de grande importância para desenvolvimento da capacidade criativa. Além disso ele ressalta a importância de conhecer novos artistas e suas obras:

Conhecer artistas diversos, observar suas práticas contemporâneas, refletir sobre seu processo artístico e suas temáticas, auxilia o aluno a desenvolver sua capacidade cultural. Dimensão ligada a construção de identidade, de sensibilidade e de pertencimento na sociedade em que vive. Isso ajuda o aluno a transitar por um mundo mais plural, absorver coisas diferentes, manifestações culturais diversas e, é claro, enriquece sua bagagem de conhecimento.