06/11/2019

Poesia e arte no Claretiano

O mundo precisa de mais poesia e arte. A manifestação do belo e dos sentimentos, por meio das cores, dos sons e das letras, é uma necessidade do homem. Além de estimular a criatividade e a fantasia, as manifestações artísticas promovem a reflexão e o exercício da liberdade. E nada mais produtivo, lúdico e prazeroso do que aprender arte, fazendo arte na escola.

Ao longo do ano letivo, as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte realizaram uma série de atividades envolvendo poesia e imagem. Os sextos anos ilustraram poemas do livro “O menino poeta”, de Henriqueta Lisboa. Essa atividade resultou em um livro físico e outro digital, disponíveis na biblioteca do colégio.

Já os alunos dos oitavos anos fizeram trabalhos muito criativos, ilustrando seus próprios poemas em pratos de papelão.

Os discentes dos nonos optaram por fazer um livro coletivo com uma produção poética e artística de cada aluno (também disponível na versão física e digital).

A arte na educação permite aos alunos ultrapassarem os limites do conhecimento cotidiano e científico, lidando com seus pensamentos, sua cultura e seus sentimentos no momento em que estão escrevendo. É a arte transformando as pessoas e o mundo.