19/12/2019

Alunos do Claretiano - Colégio são finalistas na Febrace

Anualmente, alunos da segunda série do ensino médio inscrevem pesquisas na Febrace, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Anualmente, também, os alunos do Claretiano - Colégio são classificados como finalistas e esse ano, foi a vez de Felipe Cristofoletti Camacho de Souza, Waldecir Aparecido Menaga Neto e Filipy Tavares dos Santos, com orientação dos professores Eduardo Feltran Barbieri e Ariane Franciele Piasentin.

O trabalho selecionado foi Desenvolvimento do Aplicativo ZERC: em busca de uma cidade melhor. A pesquisa identificou diversos problemas na cidade de Rio Claro, tais como ruas esburacadas, semáforos quebrados, lixo pela rua, placas quebradas e muito mais. Pensando em uma forma de solucionar esse problema, os estudantes desenvolveram um protótipo de aplicativo que ampara o governo na execução e administração das políticas públicas estruturais na cidade.

O aplicativo consta de uma interface que o usuário pode tirar uma foto do problema estrutural da cidade que está causando algum tipo de dano ou dificuldade para o cidadão e mandá-la diretamente para a Câmara Municipal, em que algum representante desta receberá os registros e os separará em ordem de urgência, para que possam, posteriormente, serem resolvidos pelo governo local”, diz o resumo do trabalho.

A próxima fase será a exposição e avaliação de trabalho, de 17 a 19 de março de 2020. No dia 20 de março serão anunciados os vencedores.