Rio Claro / SP

(19) 2111-6015

Notícias

23/01/2020

Coordenadora de Treinamento do Edify palestra para professores no Claretiano - Colégio

Os professores do Claretiano - Colégio já retornaram das férias e estão focados no aprendizado e na evolução que levarão aos alunos neste ano letivo.

Hoje, foi a vez de receberem a palestra de Andreia Fernandes, Coordenadora de Treinamento no Programa Bilíngue Edify. Andreia é mestre em Educação (UCP), pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa, Especialista em Neurociência (UFRJ) e Graduada em Comunicação Social (UFRJ) e Letras (UFRJ).

Em palestra, Andreia falou sobre a importância de se ter contato com a língua inglesa desde os anos iniciais, algo que a partir do 6º ano, se tornou obrigatório pela BNCC.

De acordo com Andreia, não se deve compreender o ensino do inglês como aula de língua, mas como educação bilíngue, na qual o professor ensina em inglês, apresenta o conteúdo em inglês e, dessa forma, promove a língua adicional como emergente e essencial para a formação, além de envolver outras atividades que envolvem mídias, ensino de competências linguísticas e socioemocionais.

Entre seus ensinamentos, Andreia falou da importância de não estimular demais o pensamento do processo, mas o contato constante, tanto com a oralidade, quanto com a escrita, pois é isso que ambienta o estudante no novo idioma. Apesar de ser algo difícil, principalmente quando se espera resultados rápidos, quando o estudante imerge no universo da língua, seja com games, música, filmes, livros e brincadeiras, o aprendizado se dá mais facilmente e de forma gradativa.

Andreia também abordou pilares da aprendizagem no século XXI, sendo eles:

  • Pensamento crítico
  • Trabalho em equipe
  • Criatividade
  • Comunicação
  • Inovação
  • Resolução de problemas

Frisou, também, como é importante a aplicação as metodologias ativas no aprendizado. Com esse método baseado em projetos, sala de aula invertida, design thinking, gameficação, mix da educação presencial e a distância, o aluno se torna protagonista da própria aprendizagem.

Vale lembrar que muitas dessas abordagens já são utilizadas pelos professores do Claretiano - Colégio de Rio Claro.

Por fim, Andreia apresentou os benefícios de se falar outra língua, principalmente o inglês, atualmente o idioma universal. Por exemplo, por meio dele, se desenvolve flexibilidade cognitiva, memória, facilidade para outras novas línguas, raciocínio e imaginação, percepção e atenção, criatividade, novas culturas, autoestima e autoconfiança, além do poder de decisão.

Ainda não conhece o Edify? Clique aqui e saiba mais sobre esse programa que tem levado mais conhecimento e crescimento aos alunos do Claretiano - Colégio.