15/09/2020

Alunos de Ensino Médio aprendem Química com Chemical Heroes

Os alunos do Ensino Médio possuem várias responsabilidades relacionadas aos estudos, afinal, o caminho para a universidade está sendo traçado e com ele, o processo dos vestibulares.

Nas aulas de Química, os professores Rodrigo, Renato e Daniel têm usado o Chemical Heroes, material do Sistema Anglo de Ensino, para ajudar os jovens a absorverem ainda mais os conteúdos da disciplina.

O Chemical Heroes é um jogo de cartas no qual cada elemento químico é ilustrado de maneira caricata, com a descrição da sua aplicabilidade, explicou Rodrigo. Para cada elemento, há propriedades como eletronegatividade, densidade, temperatura de ebulição, massa molar etc. O foco do jogo é vencer a rodada com as características das cartas, similar a um “super trunfo”.

Além do jogo de cartas, existem vídeos sobre as funções inorgânicas que são abordados utilizando ilustrações dos principais ácidos, bases, sais e óxidos, bem como sua aplicação no dia a dia.

Para os alunos do Ensino Médio, o jogo é excelente para trabalhar a tabela periódica dos elementos de medida, pois ao jogar ele assimila as propriedades periódicas, de acordo com o resultado da rodada, disse Rodrigo. A linguagem dos vídeos e das cartas são bem didáticas, informais e com ilustrações cartunescas, o que faz com que os alunos gravem o nome, a fórmula e as propriedades das principais substâncias inorgânicas que aparecem nos vestibulares.