GARANTA 30% DE DESCONTO NA 1ª PARCELA DA ANUIDADE PARA MATRÍCULAS ATÉ 30/11

19/11/2020

Quartos anos aprendem sobre a importância da cadeia alimentar na natureza

Ontem o aprendizado foi sobre história, hoje foi a vez das ciências.

Os alunos dos quartos anos, que falaram com o Prof. Conrado na manhã de ontem, hoje receberam o Prof. Gustavo, de Ciêncas, para falar sobre cadeias alimentares para a natureza e a sustentabilidade do planeta.

Gustavo começou a aula falando sobre o significado de algumas palavras, como ecologia e espécies. Também explicou sobre cadeias alimentares, que representa a "sequência" que os animais seguem ao se alimentar para sobreviver, por exemplo, a planta serve de alimento ao gafanhoto e o gafanhoto alimenta o pássaro.

Nos slides, Gustavo mapresentou algumas imagens do cerrado brasileiro, para que os alunos comentassem possíveis cadeias alimentares. O aluno Leonardo, reconheceu a cadeia que liga o pequi (fruta) → formiga-saúva → tamanduá. Essa cadeia representa os produtores e consumidores primários, secundários e terciários, além dos decompositores, que são fungos e bactérias.

Gustavo lembrou os alunos que toda cadeia alimentar começa na natureza, é preciso que o produtor (plantas) alimentem os consumidores primários e assim por diante. Sendo assim, não seria possível consumir carne sem que os animais que fornecem esse material comessem plantas.