11/12/2020

Nonos anos recebem sessão solene on-line

A sessão solene de formatura dos alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental do Claretiano Colégio – Unidade Jardim Claret aconteceu ontem (10/12), de forma on-line.

Contamos com a participação do diretor Professor Manoel Valmir Fernandes, da Coordenadora Profª Maria Luiza A. Barbanera, do Irmão Heli, do paraninfo e representante dos professores Prof. Rodrigo Peruchi de Carvalho e de alguns alunos. Maria Luiza abriu a cerimônia com as palavras de Richard Bach: “Não é o desafio que define quem somos, nem o que somos capazes de ser, mas como enfrentamos esse desafio”, fazendo referência às dificuldades enfrentadas em um ano tão atípico.

Os alunos fizeram seus agradecimentos a Deus, aos mestres, aos pais e, a oradora da turma, Ana Letícia Pereira, deixou sua mensagem em nome dos demais formandos.

Ana Leticia trouxe palavras de Guimarães Rosa: “....as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando”, uma reflexão ao novo ciclo que enfrentarão, trouxe palavras de Gonzaguinha e de Gilberto Gil que remetem a nossa fé, relembrou momentos vividos e reforçou que finalizar esse ciclo só foi possível pelo amor: pelo amor dos pais, dos profissionais, dos professores e dos amigos.

O paraninfo Rodrigo agradeceu aos pais, equipe diretiva, professores pelo apoio e alunos. Estes sim, que fizeram com que professores superassem a sua maior fraqueza – a solidão, o não estar junto aos alunos, o não olhar nos olhos, em um momento de troca, de partilha, com a participação dos alunos nas aulas, seja por áudio, seja por chat e câmeras abertas.

Relembre esse momento clicando no play abaixo: