15/04/2021

NUAC reúne alunos para tratar sobre o cuidado com as emoções

O NUAC - Pais e Filhos desta última quarta-feira (14) trouxe o tema Reconhecer e Cuidar das Emoções e teve como personagens centrais os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental. A coordenadora do Ensino Religioso e responsável pelos encontros do NUAC, professora Renata A. Pereira, abriu a noite chamando a Orientadora Educacional, Maria Leonice Rodrigues.

Nesse primeiro momento, Maria Leonice contextualizou o tema e, pautada nas competências e habilidades apresentadas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), apresentou alguns trabalhos realizados por ela com os alunos da Ed. Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais nestes meses iniciais do ano: exercícios de respiração, a imaginação através de histórias, as emoções representadas por figuras, desenhando sentimentos, entre outros.

"A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva", apresentou Maria Leonice baseada em informações do site oficial ( http://basenacionalcomum.mec.gov.br/)

Seguindo, a coordenadora Ivanise M. Tomazella apresentou como foi o processo de produção dos materiais que seriam exibidos e chamou as professoras Eliana Coladette e Patricia Seraide que se revezaram em apresentações de atividades realizadas nas sala de aula das disciplinas de Música, Educação Física, Inglês e Informática e Robótica. Foram músicas, dinâmicas, conversas e temas que mostraram como os alunos são estimulados a lidar com suas emoções, construindo relacionamentos positivos, trabalhando em grupo, demonstrando empatia pelo outro.

Nos comentários do chat, mensagens de gratidão, amor, esperança, de corações “aquecidos” para esse período adverso pelo qual estamos passando.