15/04/2021

Primeiro Encontro Claretiano de Orientação Profissional fala sobre o ritual de passagem da adolescência

O primeiro encontro do ECLOP (Encontro Claretiano de Orientação Profissional) - 2021 aconteceu na última quarta, 14 de abril, no formato on-line. Contou com a participação da psicóloga Profº Dra. Lucia Helena Hebling Almeida com a temática “Adolescência - Ritual de Passagem: Diálogos sobre a Empatia e o Amor em difíceis tempos de angústia”, da Orientadora Educacional Profª Maria Leonice dos Santos, do professor Gustavo P. Paiva e dos alunos do Ensino Médio das duas unidades do Colégio em Rio Claro - Jardim Claret e Cidade Jardim.

Lúcia iniciou falando sobre a adolescência, seus aspectos positivos: o fascínio pelas coisas, a abertura para o novo, e seus aspectos negativos como a impulsividade, a vulnerabilidade à pressão dos outros, a irritabilidade que geram ansiedade, angústia, depressão, sintomas exacerbados em época de pandemia.

Com perguntas aos participantes como Quem sou eu? Por que estou aqui? O que a vida quer de mim?, Lucia passou pelas fases de criança, adolescência e adulto e deu orientações de como se cuidar e controlar sentimentos através dos laços afetivos, das interações sociais, do viver em grupo com respeito ao próximo, da empatia e da alteridade.

“A felicidade como uma prática de uma vida virtuosa e não como uma conquista de bens materiais”, disse Lucia com base em Aristóteles, lembrando que o ser humano é capaz de realizar escolhas, perceber o impacto de suas ações e orientá-las para o bem.

Fechando a palestra, quando questionada sobre a psicologia, Lucia colocou que tem sido uma profissão em alta, diante de tantos problemas emocionais ampliados com a pandemia e, os que tiverem desejo de seguir carreira, devem estudar continuamente, ter o hábito de leitura, a participação em eventos como congressos e publicações de artigos e investir em idiomas.

Essa atividade faz parte de um conjunto de ações distribuídas durante o ano, direcionadas ao Ensino Médio, composto por palestras, feiras e orientações individuais, com o objetivo auxiliar os estudantes na escolha da carreira profissional.