Notícias

15/04/2021

Dia Mundial da Saúde é tema na aula da Educação Infantil

O Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril, foi tema de aula na Educação Infantil.

Nas turmas do Pré 2, por exemplo, foram discutidas a importância da alimentação saudável, a pirâmide alimentar, a importância das atividades físicas, a higiene corporal (o banho, o lavar e pentear os cabelos, a limpeza das mãos, cortar as unhas) e a higiene bucal.

Esta última foi apresentada por Kathya Semencio Bertin, dentista e mãe da aluna Catharina, da turma da manhã. Kathya prendeu a atenção das crianças, quando contou algumas curiosidades sobre os dentes: que o início da dentição é por volta dos 6 meses e que, com 3 anos, a dentição de leite está completa, com 20 dentinhos!!! E que, a partir dos 5 anos, os dentes começam a cair e serem substituídos pelos dentes permanentes.

Ela também reforçou a importância dos dentes na mastigação, na fala, que o dente de leite também tem o papel de preservar o espaço para que o dente permanente nasça na posição correta e que comer frutas, legumes, verduras deixam os dentes fortes. Para cuidar dos dentes, em uma atividade prática, Kathya simulou a escovação, que deve acontecer após todas as refeições, especialmente antes de dormir, já que seu papel, além de remover os restos dos alimentos, é eliminar as bactérias.

Orientou que, além do creme dental e escova individual e pequena, adequada ao tamanho da boca, é preciso o fio-dental. Durante a escovação, reforçou que nenhum dente pode ser esquecido e estes devem ser escovados lentamente (10 segundos por dente), não esquecer de escovar a língua, para deixar o hálito bem cheiroso e, por último, passar o fio-dental.