09/06/2021

Repórter Nathalie mostra estrutura de TeleJornal aos alunos

Um grande diferencial do Claretiano – Colégio é sua estrutura física que, além dos recursos tradicionais, conta com a TV Claret, que produz material de educação, entretenimento e jornalístico para Rio Claro e algumas cidades da região e com a rádio Claretiana - FM.

Essa estrutura permite aos alunos a vivência real de conceitos trabalhados em sala de aula. Exemplo disso, foi a atividade de Nathalie de Oliveira, repórter da TV Claret, com os 2ºs anos, que juntamente com a atividade do jornalista Paulo Lima, complementou o tema Notícias trabalhado em sala de aula.

Nathalie mostrou, de forma prática, semelhanças e diferenças do jornal impresso e do jornal televisionado.

Passou por todos os ambientes e mostrou equipamentos usados para gerar notícias de um telejornal: mesa de reunião, mesas individuais dos jornalistas, ilhas de edição, estúdio, o chroma key (fundo falso), teleprompter, câmeras, switcher.

Nathalie entrou em detalhes da rotina da equipe, que vai desde discutir a pauta do dia com assuntos de saúde, política, esporte, o agendamento das pautas dentro de softwares específicos, a saída dos repórteres à rua, a entrevista à população e às fontes seguras e os softwares de edição.

As crianças ficaram encantadas e ansiosas para o retorno presencial onde pudessem transitar por todos esses espaços.