25/09/2021

A educação voltada para a cidadania: Clareando Ideias e Plogging RC

Nos últimos anos vem-se consolidando a proposta de uma educação voltada para a cidadania: inserções de questões sociais como objeto de aprendizagem e reflexão dos alunos.

Internacionalmente há a recomendação de se investir numa mudança de mentalidade, conscientizando as pessoas para a necessidade de se adotarem novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas, tais como os problemas com o Meio Ambiente.

No que diz respeito ao Meio Ambiente, essa mudança de mentalidade engloba o coletivo e o individual: educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; como participantes do governo ou da sociedade civil, saibam cumprir suas obrigações, exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade; e, como pessoas, encontrem acolhida para ampliar a qualidade de suas relações intra e interpessoais com o ambiente tanto físico quanto social.

Com o uso material Anglo e dos projetos propostos pelo colégio, nossos alunos tem realizado estudos, pesquisas, reflexões e atividades que envolvem aspectos culturais, científicos, artísticos e tecnológicos, de modo a aprofundar a consciência ecológica e despertar hábitos que auxiliem na preservação do nosso Planeta Terra.

Confira o resultado de duas ações.

Um primeiro exemplo vem de uma iniciativa individual da aluna Yanne Cristina Defina e de sua mãe, Josy Anna Defina, que encabeçam o projeto Plogging RC: uma modalidade esportiva que une a caminhada/corrida ao recolhimento de lixo deixado nas ruas.  A ONG da qual participam promoveu a primeira ação em nossa cidade, celebrando o Dia Mundial da Limpeza, no dia 18 de setembro, promovendo o hábito de recolher o lixo encontrado pela rua.

O segundo exemplo foi o Clareando Ideias - Água e Sustentabilidade, que nesse ano, aconteceu de forma online e assíncrona e teve seu lançamento no dia 25 de setembro.

Se você não teve oportunidade de prestigiar, acesse: https://claretianocolegio.com.br/rioclaro/clareandoideias2021