15/06/2022

O dia a dia dos Bombeiros

Em um trabalho de conscientização e de complementação pedagógica, nessa quarta-feira (15/06), alunos da Educação Infantil ao 5º ano e alunos do Itinerário de Ciências da Natureza do Ensino Médio, participaram, cada qual com sua especificidade, de palestra com o Cb PM Fabio Ricardo Thomazini e com o soldado Fernando.

Para os pequenos, além da apresentação dos equipamentos de segurança utilizados pelos policiais, tais como capacete e vestuário no combate à incêndios e salvamento, houve demonstração das sirenes, da mangueira e entrada na viatura.

Para o Ensino Médio, foram repassadas informações mais precisas do dia a dia do bombeiro, incluindo detalhes como peso do equipamento (média de 30 Kg), temperatura suportada pela roupa (até 260 º C), a prioridade na procura pelas vítimas antes da água para que não sejam sufocadas pelo vapor.  Thomazini ainda informou que num incêndio, ou seja, uma situação descontrolada, há de 2 a 3 cm de ar respirável no chão e que hoje, por conta da mudança dos materiais, as chamas se comportam de maneira diferente de anos atrás.

No que diz respeito às perícias, tema trabalhado em aula e que causa curiosidade entre os alunos, Thomazini ressaltou que essas trabalham com evidências, confrontando histórias e depoimentos, sendo detalhes extremamente importantes.

De acordo com Thomazini , em Rio Claro, acontecem cerca de 2 ou 3 incêndios por semana e que a posição do quartel se deve ao Distrito Industrial.