22/06/2022

Alunos do Itinerário de Ciências da Natureza participam de palestra com o perito criminal Dias Filho

Nesta quarta-feira (22), os estudantes das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio, que optaram pelo Itinerário de Ciências da Natureza, participaram de uma palestra ministrada por Claudemir Rodrigues Dias Filho.

O palestrante atua como perito criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica em São Paulo desde 2006, bem como é professor na Academia de Ciências Forenses do Paraná, instrutor da Força Nacional de Segurança Pública e também orienta cursos promovidos pela SENASP/MJSP, além de professor universitário. Em sua formação, graduação em Ciências Biológicas pela UNICAMP e pós graduação (mestrado) em Biologia Molecular pela mesma universidade.

A palestra ministrada por Dias teve como objetivo principal discutir com os estudantes sobre o que é a ciência forense e a prática profissional de quem atua como perito criminal.

A ciência forense, em linhas gerais, envolve um conjunto de conhecimentos científicos e técnicos utilizados para dar suporte às áreas jurídicas civil e criminal, no desvendar de crimes, por exemplo, assim como em outros assuntos legais e investigativos. É interessante notar que a ciência forense é uma atividade interdisciplinar que une física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira. Assim, dentre os temas debatidos pelo profissional estavam, por exemplo, a definição de ciência forense, a ação e o método de trabalho do perito criminal, o que a Legislação comenta sobre o percurso do perito e o contexto histórico de tal profissão.

A palestra foi de grande contribuição aos estudantes que, ao longo da fala de Dias, conseguiram identificar como a ciência forense e a atuação do perito criminal mobilizam diferentes áreas de conhecimento e, assim, as diferentes disciplinas estudadas durante o período escolar, em especial, no Ensino Médio.