09/07/2021

EXPOCCESM 2021

A EXPOCCESM tem como objetivo estimular o interesse dos alunos pela ciência e pesquisa e promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade investigativa e do conhecimento científico por meio de trabalhos em grupo, além de fomentar o aprendizado sobre planejamento e execução de projetos.

Neste ano, a Educação Infantil e o 1º ano trabalharam com o tema gerador “Pequenos Cientistas, grandes descobertas”. A Creche 3 trouxe como temática a aprendizagem das cores e as vogais. Brincando com sucata, descobriram as cores primárias e até um arco íris. As vogais foram descobertas com o uso de anilina que coloriu cada uma. Com o tema “Sons por toda Parte”, o Pré 1 conheceu a história Pedro e o Lobo e, utilizando materiais recicláveis, criaram instrumentos musicais e descobriram os sons que podem ser emitidos por eles.

“Colorindo a vida com as cores da natureza”, as turmas do Pré 2 aprenderam que a natureza tem cores maravilhosas. A partir de raízes, sementes, folhas e caules, as crianças confeccionaram telas e pintaram camisetas, colorindo nossa escola. E, com o tema “Eu me remexo e aprendo”, os 1ºs anos estudaram o corpo humano. Descobriram os sistemas do corpo, a importância de uma boa alimentação e a ajuda das ervas medicinais na cura ou tratamento de várias doenças.

No Ensino Fundamental, os alunos trabalharam os temas “A luz do sol como fonte de calor”, “O mundo animal”, “Solo Vivo”, “Eu e meu corpo”, “Poluição e desperdício da água”, “Resíduos sólidos e seus destinos”, “Repensar, reutilizar, reciclar e outros ‘Rs’”, “Problemas ambientais urbanos/Poluição”, “Sistema imunitário e vacinação”, “A vida no planeta Terra” e “Eu e meu corpo”.

No Ensino Médio, utilizando o laboratório de química e física, os alunos pesquisaram os temas “Tratamento de água e esgoto”, “Máquina Fotográfica”, “Calculadora”, “Valor de Pi”, “Cálculo do raio da Terra”, “Relógio Solar”, “Fermentação”, “Termômetro”, “Catapulta”, “Microscópio”, “Teste da chama”, “Geração Espontânea”, “Ecossistema”, “Estrutura do DNA”, “Braço Hidráulico”, “Prensa Hidráulica”, “Reciclagem”, “Antibiótico”, “Pilha”, “Máquina térmica”, “Catalizadores enzimas”, “Projetor”, “Aquecedor solar”, “Plástico”, “Dupla fenda”, “Biocombustível” e “Do vinho ao vinagre”.