25/03/2022

Mobilização - 5 Minutos pela Paz

A história do povo de Deus é marcada por uma série de conflitos que possibilitou ao Divino Criador mostrar Seu misericordioso amor pela população em todos os momentos. Este amor perfeito sempre se manifestou pelos profetas que acompanhavam o povo. Nas palavras do Profeta Isaías: “Quão formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz» (Is 52, 7)!

Diante do cenário vivido atualmente no mundo, vê-se necessária uma corrente do bem. Uma educação humanista e solidária é o que transformará a sociedade. Os jovens de hoje serão os idosos de amanhã, por isso temos como base ensinar para nossas crianças e jovens valores como diálogo, empatia e solidariedade.

Desta forma, o Papa Francisco convida cada um de nós, sermos hoje, mensageiros da paz onde estivermos. A escola católica é este instrumento de canalização de boas ações. Por isso o Claretiano – Centro Educacional Stella Maris, somando ações a todas as escolas católicas do Brasil, realizou um amplo momento de reflexão sobre a paz a partir do vídeo da professora Luciene. Com isso, professores desenvolveram atividades em sala de aula, onde trabalharam momentos orantes, lúdicos de construção de ações de paz e respeito entre os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio as ações foram acompanhadas por professores que em um momento de debate discutiram o vídeo com os estudantes nas salas.

Uma pequena pausa em nosso cotidiano para fazer 1 minuto de silêncio, em comunhão com aqueles que sofrem o horror da guerra, seguido de uma prece pela paz, na qual suplicamos a Deus que nos livre do ódio e da maldade e que nos dê o verdadeiro espírito de fraternidade.